Bada Brasil | Samsung Wave

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bada OS


4 participantes

    fw do wave y trocando

    avatar
    vitorm.decastro
    badatec
    badatec


    Masculino Mensagens : 22
    Pontos : 11
    Reputação : -21
    Data de inscrição : 27/06/2012
    Idade : 54
    Localização : guararema

    fw do wave y trocando Empty fw do wave y trocando

    Mensagem por vitorm.decastro Qui 09 Ago 2012, 10:41 pm

    Trocando a Firmware do seu Wave Y via Multiloader



    Expandir esta imagem




    Cá estamos para mais um pequeno tutorial. Nesta vez, irei ensiná-los a trocar a FW do seu aparelho pelo software chamado Multiloader. Ao contrario do Kies, neste programa você define a firmware que irá utilizar, tendo de baixar você mesmo os arquivos. Por ser boa parte do procedimento manual, ao contrario do Kies que se conecta e ele faz quase tudo sozinho, este método apresenta grande risco, muitas vezes por falha humana, mas também outros fatores podem causar a falha no procedimento.
    Um erro neste caso pode ser fatal. Erro ao passar um FW pode causar a perda da memória flash, local onde fica armazenado a FW tal quais os arquivos do bada OS e os arquivos de boot do aparelho. Portanto muita atenção siga atentamente o tutorial, leia-o inteiro antes de começar, e faça com muita calma, porque este processo pode demorar mais de 30min.

    A principio, como dito antes, é preciso estar ciente que é tudo por sua conta e risco, e problemas externos podem causar a falha. Há algumas precauções para tentar amenizar esses fatores externos. São eles:

    Na hora do download dos arquivos para o celular, feche TUDO no pc, deixando apenas o programa aberto. A falta de memória no meio do procedimento é uma das principais causas de corrompimento da FW
    Não toque no celular após ele entrar em modo download.
    Na hora da transferência, não mexa no PC.
    Se possível, desligue até o antivírus. Ele pode bloquear a ação do multiloader e corromper a FW, além de consumir muita memória RAM
    O celular deve estar com a carga completa, atualizar a FW gasta muita bateria, e se ela acabar no meio do processo você vai ter sérios problemas
    De maneira alguma retire o cabo USB em meio ao processo.
    Se possível, utilize um notebook, para evitar que problemas relacionados à energia afetem o processo. Se for usar um desktop, use uma porta USB traseira.
    Sempre após o procedimento faça um master reset para impedir que alguns bug muito estranhos apareçam
    FW de um modelo é só pra ele. Não importa se eles são parecidos, FW de Y só serve para o Y, e FW de Galaxy Y só serve para Galaxy Y, por exemplo. Nem mesmo uma FW do M pode ser utilizada. Se você tentar pode ir guardando sua vaga na assistência técnica...


    Também tenha em mente que, mesmo o processo dando certo, não há as FW brasileiras (Com o CSC ZTO) na web para download, e por tanto, não há volta. Se você levar na assistência, seja qual for o problema, e eles descobrirem que a sua FW foi trocada via multiloader, você não tem garantia alguma. Mesmo com os riscos, digo por experiência própria, com atenção e cuidado tudo da certo, e este procedimento pode resolver problemas até então insolúveis. Você não é obrigado a fazer isso, mas se você esta fugindo da assistência, isso pode ser a solução.

    Também é importante verificar se o "SIM Lock" não esta ativado, pois se estiver, seu aparelho entrará em Phone Freeze. Para fazer isto, disque o numero *#7465625#, se aparecer "5 [Off] SIM Lock" esta tudo bem, pode prosseguir com este método, mas se aparecer como "[On]" nem pense em fazê-lo.

    Ai você me pergunta, porque correr esses riscos? Fazendo este procedimento você pode ganhar em alguns aspectos, como a melhora na velocidade e estabilidade do aparelho, já que as FW's novas saem primeiro lá, e provavelmente você vai flashar com uma mais atualizada. Também funções que ainda não chegaram aqui, como o Swype, serão adicionadas, dependendo da FW escolhida. O acesso à lojas internacionais, bugs que master reset não resolve (ou causa) pode ser resolvido facilmente por esta forma também e problemas pela atualização da Samsung Apps do celular também são sanados por esta forma.

    Venho também relembrar quanto aos direitos autorais deste tutorial. O fllashguide utilizado como base foi retirado do site Samsung Universe, mas todo este texto e imagem são de minha autoria, Mey0KiLoW, e do Fórum Bada Brasil, se for copiar, pelo menos cite a fonte. As FW são de autoria do site SamFirmware SamMobile e portanto o crédito das ROM's são a eles. Peço encarecidamente, respeite os direitos autorais. Sem mais delongas, vamos ao procedimento em si. Quero agradecer também ao membro Thaisio por ter se oferecido para testar o tutorial e também ao membro Léo Vila por passar outras informações sobre o processo.

    Primeiramente, crie uma conta no site Samfirmware SamMobile, e baixe uma das FW's aqui. Todas as FW's são protegidas por senha. As européias e todas que tem no final do nome "##" a senha é "samfirmware.com", sem as aspas. Recomendo o download de uma das ROM's da Europa. Muita atenção na hora do download ao seguinte fato: As FW's que tem o "*" no final do nome estão incompletas, e, portanto, é preciso completá-las com arquivos de outras FW's. Isso é complicado e pode ocorrer rejeição, portanto, recomendo que baixem somente as completas. Por fim, baixe o programa para a transferência, o Multiloader, no link abaixo:
    CÓDIGO:
    http://www.mediafire.com/?42sdguwh643ja8i

    Esta é a versão mais atual e estável deste software. Mas é preciso que o Kies esteja instalado para que o celular seja reconhecido, por causa dos drives. É importante ressaltar que o Kies não deve estar aberto, de maneira nenhuma, quando você for fazer o processo, pois o celular pode não ser reconhecido, ou a transferência pode ser bloqueada.

    Não se esqueça, é claro, de fazer um backup de tudo que você tem no seu celular, inclusive as configurações de WAP da sua operadora, pois as FW's extrangeiras não tem a configuração automática, sendo assim, será necessário reconfigurar manualmente depois

    Agora que você tem a ROM completa e o programa, vamos ao flash.

    Abra o multiloader e você verá a seguinte tela:


    Expandir esta imagem Ver em tamanho real




    Para que a FW seja passada corretamente, selecione o modo "BRCM2153", ignore o que o modo selecionado nas imagens seguintes, é o BRCM2153, como nesta imagem...


    Expandir esta imagem Ver em tamanho real




    Agora, selecione a caixa "Full Download", como destacado na imagem abaixo:


    Expandir esta imagem Ver em tamanho real




    Você deve agora selecionar os arquivos da FW. Clique em "Boot" e navegue até a pasta onde se encontra a FW que você baixou, dentro da pasta dela, já extraída, há sempre uma pasta com o nome "BOOTFILES", clique nela e de "Ok".


    Expandir esta imagem Ver em tamanho real




    Existe uma pequena diferença entre os arquivos "AMSS" e "apps". Embora ambos sejam .bin, principalmente nas novas FW's pode ocorrer de vir ambos os arquivos. Para saber qual é qual, basta ver o nome do arquivo, se for "apps_compressed", ele deve ir em apps, se for "amss_compressed", ele deve ir em amss. Neste caso, a FW que estou flash tem apenas um dos arquivos, o amss, então, é só clicar em amss, e, na caixa que abrirá, terá apenas um ou dois arquivo e a pasta "BOOTFILES", então deve-se selecione o arquivo .bin referente.


    Expandir esta imagem Ver em tamanho real




    Em "Rsrc1", como anteriormente, aparecerá apenas um arquivo e a pasta, selecione o arquivo e clique em abrir.


    Expandir esta imagem Ver em tamanho real




    Tal qual vá em Rsrc2, aparecerá novamente apenas um arquivo, mas neste caso, pode aparecer dois. Para saber qual selecionar é fácil, quando aparece dois, no final do nome tem um escrito "(LOW)" e outro escrito "(MID)", o correto é o "Low", se selecionar "Mid" seu celular pode não ligar... Ok, sem otimismo, ele não vai ligar.


    Expandir esta imagem Ver em tamanho real




    Agora vamos ao Factory FS, ou FFS, igual ao outros, clique em Factory FS e aparecera a pasta e um arquivo fora dela, selecione-o e clique em abrir, novamente.


    Expandir esta imagem Ver em tamanho real




    Agora vá em CSC. Este é diferente, pois aparecerão todos os arquivos da FW. Em geral, o nome dele é "CSC_*.csc", ou seja, a extensão dele é .csc. Selecione-o e clique novamente em abrir.


    Expandir esta imagem Ver em tamanho real




    Agora vá em "SHP APP", da mesma forma que o arquivo CSC, aqui aparecerá todos os arquivos da FW. Em geral, o nome do arquivo é "Shpapp.app" ou "Shp.app", selecione-o e clique outra vez em abrir.


    Expandir esta imagem Ver em tamanho real




    Agora é a vez do arquivo "FOTA", é importante lembrar que algumas FW's não têm estes arquivos, mas em geral as mais novas todas têm, portanto, se não houver um arquivos "*.fota" na pasta da sua FW, pule esta parte. Clique em "FOTA" aparecerá apenas um arquivo e a pasta "BOOTFILES", selecione o arquivo e abra-o.


    Expandir esta imagem Ver em tamanho real




    Se houver um arquivo PFS, selecione-o do mesmo modo, mas a maioria da FW, principalmente as mais novas, não tem.

    Agora pegue o seu querido Wave, desligue-o, retire a bateria, tire o chip SIM e o cartão de memória, recoloque a bateria, segure junto o botão "volume -", o botão da câmera, o botão de desligar a chamada (Right Soft Key) e o por fim o botão "Liga/Desliga/Bloqueio". O celular entrará no chamado modo download. Aparecerá um celular na tela com uma flecha em cima. Conecte o cabo USB no PC e no celular e deixe-o de lado, não toque mais nele, muito menos em algum botão! Espere até que o Windows corrija os drives.

    Agora, numa última checagem veja se todos os arquivos estão devidamente selecionados e se quando o celular foi colocado ele não mudou o modo. Também verifique entre o botão e a caixa onde esta o caminho do arquivo, a caixinha esta marcada, como na imagem.


    Expandir esta imagem Ver em tamanho real




    Se tudo estiver certo, clique em "Port Search" e seu aparelho aparecerá na caixa abaixo, como na imagem:


    Expandir esta imagem Ver em tamanho real




    A porta COM, que no meu caso é a 9, pode variar, mas isso é indiferente.

    Por fim clique em "Download", como na imagem.


    Expandir esta imagem Ver em tamanho real




    Na caixa branca ao lado aparecerá o progresso da instalação, será baixado os arquivos do boot, e aparecerá escrito "Wait Reset!", o celular irá apagar a tela e quando voltar haverá uma linha vermelha escrita "Download", não faça nada, apenas espere, os arquivos começarão a ser baixados e no fim, quando todos já estiverem no celular, ele irá reiniciar SOZINHO. Haverá a inicialização normal, então entrará uma tela azul turquesa com algumas informações da instalação da FW no celular, espera até que ela termine e o celular irá reiniciar novamente, quando voltar, irá iniciar normalmente.

    Faça um master reset, como o descrito neste tópico, para evitar alguns bugs que podem vir a ocorrer, e pronto, seu celular esta novinho em folha, com uma FW européia.

    Também, para evitar lentidão no sistema e outros possíveis bugs, efetue uma pré-configuração discando *#5239870*#>>selecione "2. Pre-configuration">>insira o código *#27236*#>>selecione "KOR">>Toque em install. Créditos ao usuário Battuka pelo teste e relato deste procedimento.

    Ai é só repassar os seus arquivos, musicas, jogos, etc.

    As FW's européias apresentam uma peque diferença na configuração, que faz com que o "E" de EDGE fique sempre na barra superior, mesmo quando a internet não está sendo utilizada. Para resolver esse pequeno problema, siga este tutorial

    É importante lembrar que algumas FW's apresentam bugs, portanto tente dar uma olhada na web se alguém relata algo assim, para não ter maiores problemas.

    Também, agora temos um vídeo-tutorial de como realizar o processo,
    VÍDEO TUTORIAL:

    Se houver algum erro no tutorial, por favor, não hesite em avisar por MP. Bem, aqui finalizo mais um pequeno tutorial. Mais explicado que isso não dá, e mais fácil só se eu for ai e fizer por você. Bom flash de FW, e até o próximo tutorial


    Última edição por Mey0kiLoW em Seg 30 Jan 2012, 5:06 pm, editado 2 vez(es)


    fw do wave y trocando 692134046 fw do wave y trocando 2937254162 fw do wave y trocando 119502678 fw do wave y trocando 754953490 fw do wave y trocando 3424449081 fw do wave y trocando 1056688200 fw do wave y trocando 3716506348 fw do wave y trocando 1093119580 fw do wave y trocando 2341354361 fw do wave y trocando 2025634402 lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! nao se responsabilisamos pelos seus atos fassa por sua conta de risco





    rafaelll90
    rafaelll90
    badaSUPER
    badaSUPER


    Masculino Mensagens : 371
    Pontos : 453
    Reputação : 58
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 33
    Localização : Tapiratiba

    fw do wave y trocando Empty Re: fw do wave y trocando

    Mensagem por rafaelll90 Qui 09 Ago 2012, 10:45 pm

    Que %#$% é essa?
    rafaelll90
    rafaelll90
    badaSUPER
    badaSUPER


    Masculino Mensagens : 371
    Pontos : 453
    Reputação : 58
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 33
    Localização : Tapiratiba

    fw do wave y trocando Empty Re: fw do wave y trocando

    Mensagem por rafaelll90 Qui 09 Ago 2012, 10:53 pm

    wave y = 399,00
    usar ctrl + c ctrl + v = 5 segundos
    levar BAN por copia de topico do mesmo forum = Não tem preço
    avatar
    vitorm.decastro
    badatec
    badatec


    Masculino Mensagens : 22
    Pontos : 11
    Reputação : -21
    Data de inscrição : 27/06/2012
    Idade : 54
    Localização : guararema

    fw do wave y trocando Empty Re: fw do wave y trocando

    Mensagem por vitorm.decastro Qui 09 Ago 2012, 10:57 pm

    eu nao troquei a fw e muito arriscado?
    jadiel_silva
    jadiel_silva
    badaSUPER
    badaSUPER


    Firmware : S5380BVJKK4
    Masculino Mensagens : 219
    Pontos : 247
    Reputação : 28
    Data de inscrição : 15/08/2011
    Idade : 30
    Localização : Salvador/BA

    fw do wave y trocando Empty Re: fw do wave y trocando

    Mensagem por jadiel_silva Qui 09 Ago 2012, 11:04 pm

    Muita falta do que fazer.

    rafaelll90 escreveu:wave y = 399,00
    usar ctrl + c ctrl + v = 5 segundos
    levar BAN por copia de topico do mesmo forum = Não tem preço

    "Para outras coisas na vida existe Mastercard." kkkkkkk
    vitorm.decastro escreveu:]eu nao troquei a fw e muito arriscado?

    É mais ou menos. Se você seguir a risca o tutorial, vai dar tudo certo.



    Última edição por jadiel_silva em Qui 09 Ago 2012, 11:08 pm, editado 1 vez(es)
    avatar
    vitorm.decastro
    badatec
    badatec


    Masculino Mensagens : 22
    Pontos : 11
    Reputação : -21
    Data de inscrição : 27/06/2012
    Idade : 54
    Localização : guararema

    fw do wave y trocando Empty Re: fw do wave y trocando

    Mensagem por vitorm.decastro Qui 09 Ago 2012, 11:07 pm

    fiz isso porque tinha muitas repostas no outo forum official
    jadiel_silva
    jadiel_silva
    badaSUPER
    badaSUPER


    Firmware : S5380BVJKK4
    Masculino Mensagens : 219
    Pontos : 247
    Reputação : 28
    Data de inscrição : 15/08/2011
    Idade : 30
    Localização : Salvador/BA

    fw do wave y trocando Empty Re: fw do wave y trocando

    Mensagem por jadiel_silva Qui 09 Ago 2012, 11:09 pm

    vitorm.decastro escreveu:fiz isso porque tinha muitas repostas no outo forum official

    Mas é pra isso que ele serve. Deixa guardada sua duvida e se alguém tiver uma igual vai ter a resposta sem precisar perguntar.
    RS Faria
    RS Faria
    MODERADOR
    MODERADOR


    Firmware : S5250XXKJ1 / S5250OXAKA1 (Open Europe)
    Masculino Mensagens : 6480
    Pontos : 6950
    Reputação : 520
    Data de inscrição : 02/03/2011
    Idade : 40
    Localização : Mogi das Cruzes / SP

    fw do wave y trocando Empty Re: fw do wave y trocando

    Mensagem por RS Faria Qui 09 Ago 2012, 11:27 pm

    vitorm.decastro escreveu:fiz isso porque tinha muitas repostas no outo forum official
    Por isso é um Fórum Oficial: tudo sobre determinado assunto, reunido em um local: dúvidas, opiniões, respostas, etc..

    Não há necessidade de se criar outro tópico, sobre o mesmo assunto. Ainda mais copiar um tutorial nosso...

    Este tópico está sendo trancado, e as atitudes do usuário serão analisadas pela Moderação..

    TÓPICO ENCERRADO


    Conteúdo patrocinado


    fw do wave y trocando Empty Re: fw do wave y trocando

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 10:08 am