Bada OS

Será Possível?

Compartilhe

00knq00
    badauser
    badauser

Masculino Mensagens : 10
    Pontos : 12
    Reputação : 0

Será Possível?

Mensagem por 00knq00 em Seg 13 Ago 2012, 9:49 am

Olá,

Tenho poucos dias de GT-S8500, mas já andei futucando bastante nele. Conheço um pouco da parte de mexer em celular pelo que fiz nos celulares anteriores. Já fiz a atualização para o Bada 2.0 com sucesso e só teve um ponto que me deixou com a pulga atrás da orelha que é o negócio dos contatos, mas vou tentar um reflash dele com algum ITV quando chegar em casa...

Além disso tenho visto muita gente pedindo um possível Bada 2.0 PT-BR. Já vi diversas respostas que falam que não dá que é só PT-PT. Mas minha divagação é essa abaixo e gostaria da opinião de alguém mais experiente com esse sistema.

- Não existe uma forma de editar algum arquivo que contém a parte de Langpack? ou simplesmente substituir só esse arquivo por algum PT-BR? Pois no meu entendimento, deve existir algum arquivo que tem salvo essas informações e simplesmente editá-lo não deve afetar a funcionalidade da FW talvez algum bug de espaço/tamanho do que está escrito dentro dele....

Se precisar editar, eu edito o arquivo, mas não faço ideia de qual seja e onde ele fica.

Abraços
    00knq00

RS Faria
    MODERADOR
    MODERADOR

Firmware : S5250XXKJ1 / S5250OXAKA1 (Open Europe)
    Masculino Mensagens : 6480
    Pontos : 6950
    Reputação : 520

Re: Será Possível?

Mensagem por RS Faria em Ter 14 Ago 2012, 1:24 pm

É possível sim. Fizemos isso no Fórum aliás. Estamos tentando fazer isso para o 8500, mas por problemas técnicos, está mais demorado que de imaginávamos..

Meus Tutoriais:
    Resolva seus problemas com o Samsung Kies / Elimine arquivos inúteis do seu Wave

Eliminando conteúdo do Chiclete com Banana (DEFINITIVO) / Menu Black nos Waves 525 e 533

"Ler um Tutorial por inteiro, é a diferença entre a VIDA ou a MORTE do seu celular..."

Não respondo dúvida por MP. Utilize o Fórum para tirar suas dúvidas / TWITTER

00knq00
    badauser
    badauser

Mensagem por 00knq00 em Ter 14 Ago 2012, 4:27 pm

Apesar de não conhecer muito desse sistema é usado nesse celular, se precisar de ajuda com alguma coisa, me avisa que a gente vê o que dá para eu fazer!!

Aproveitando que já escrevo essa msg: Quero parabenizar a todos pelo fórum! Ele está bem bacana e organizado! Parabéns!!

Abraços
    00knq00

RS Faria
    MODERADOR
    MODERADOR

Mensagem por RS Faria em Ter 14 Ago 2012, 11:19 pm

Seria uma boa sim..

Pra começar a mexer, dê uma olhada nesses tutoriais de como modificar a FW dos Waves. Está em inglês:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Procure por um programa chamado Wave Remaker. Você acha ele no Fórum XDA Developers.

Daí é começar a mexer..

Meus Tutoriais:
    Resolva seus problemas com o Samsung Kies / Elimine arquivos inúteis do seu Wave

Eliminando conteúdo do Chiclete com Banana (DEFINITIVO) / Menu Black nos Waves 525 e 533

"Ler um Tutorial por inteiro, é a diferença entre a VIDA ou a MORTE do seu celular..."

00knq00
    badauser
    badauser

Mensagem por 00knq00 em Ter 14 Ago 2012, 11:52 pm

bom....vou dar uma estudada aqui e qualquer coisa volto a postar...

Abraços

Donkei
    badaprof
    badaprof

Masculino Mensagens : 30
    Pontos : 34

Mensagem por Donkei em Qua 15 Ago 2012, 10:00 pm

Opa, já adicionei aos favoritos... boa sorte ae!!!

00knq00
    badauser
    badauser

Mensagem por 00knq00 em Sab 25 Ago 2012, 6:40 pm

Andei fuçando algumas coisas e fiquei com algumas dúvidas:

1. Até onde entendi uma medida provisória é criar um theme com os nomes dos ícones ajustados para pt-br (se alguém se habilitar...)

2. Li e reli um monte de tutorial, mas todos partem do princípio que já se tenha uma LP da língua desejada e a gente faz é colocar mais essa LP no celular. O problema é que não sei de onde tirar essa LP.

2.1. Se a gente usar um LP de bada 1.0 funciona em bada 2.0? alguém já testou isso?

2.2. Esse arquivo pode ser de android? ou outro SO? (pensei nisso depois que vi o uso do arquivo de mapa para o NavFree)

2.3 Não consegui achar por qual programa e como editar uma LP (por exemplo, pegar a PT-PT e editar o arquivo, colocando para PT-BR... mais ou menos assim... pegar onde tá escrito repor e subtituir por zerar) alguém já tentou isso ou sabe como fazer? Estou disposto a fazer essa edição palavra por palavra, porém não faço ideia de como fazer isso....alguma luz?

....uma hora a gente coloca esse aparalho em PT-BR!!

Abraços
    00knq00

RS Faria
    MODERADOR
    MODERADOR

Mensagem por RS Faria em Sab 25 Ago 2012, 6:56 pm

Se você baixou o Wave Remaker, pode fazer tudo por ele mesmo.

1 - Não funciona. O idioma esta na FW..

2 - A ideia é ver se é possível usar os arquivos do Wave Y, que é o único bada 2.0 com PT-BR disponível. Não deu pra usar a do bada 1.0. Não dá pra usar outro SO.

Pra editar, você precisa de uma FW do bada 2.0 e editar o arquivo CSC dela.

Meus Tutoriais:

00knq00
    badauser
    badauser

Mensagem por 00knq00 em Dom 26 Ago 2012, 6:23 pm

Só para atualizar um pouco o que tenho feito....

sobre o Wave Y, abri aqui as FW bada 2.0 disponíveis no SamMobile, mas em nenhuma eu vi pt-br; mas a estrutura é a mesma do bada 1.0, logo imagino que não deva dar pra usar tb...

resolvi fazer na mão mesmo pelo remaker...e acho que vai demorar um pouco...mas uma hora eu termino isso!!

vou separar os arquivos que tenho pronto e montar uma lista, assim se alguem quiser ajudar, vai pegando os outros arquivos, editando e me mandando, depois eu compilo tudo e a gente testa...

abraços,
    00knq00

Donkei
    badaprof
    badaprof

Masculino Mensagens : 30
    Pontos : 34

Mensagem por Donkei em Dom 26 Ago 2012, 8:59 pm

Olha, eu acho que eu poderia ajudar em relação a isso, mas só a partir do final do mês que vem. Se até lá vocês ainda estiverem com muita coisa para finalizar eu entro para ajudar.

RS Faria
    MODERADOR
    MODERADOR

Mensagem por RS Faria em Dom 26 Ago 2012, 9:02 pm

Esses arquivos, eu me refiro aos usuários do Wave Y daqui. Se você notou, são vários arquivos .rsr.

Esses arquivos são acessíveis, eu acho, através do sTune ou TKFile Explorer. Se forem razoavelmente parecidos, vai poupar um tempo enorme na tradução..

Meus Tutoriais:

00knq00
    badauser
    badauser

Mensagem por 00knq00 em Ter 28 Ago 2012, 6:49 pm

consegui uma FW do Wave Y bada 2.0 com pt-br.

editei os arquivos, salvei na CSC e recompilei... durante o teste, ao usar a tradução que eu fiz, ao fazer/receber ligação, o telefone é reiniciado.

alterei apenas as palavras da coluna referente ao pt-pt pelo Wave Remaker, usando os txt que eu criei (usando um txt inglês como base e substituindo as strings iguais pelo que tava no txt pt-br do Wave Y).

tentei recompilar novamente a CSC, mas o erro persiste, o que achei estranho é que o erro não aparece ao usar outra linguagem (testei em inglês)....

fora isso, mesmo alterando as palavras, os aplicativos continuaram em pt-pt....

RS Faria: foi isso que você quis dizer com problemas técnicos? kkkkkkkkkk

RS Faria
    MODERADOR
    MODERADOR

Mensagem por RS Faria em Ter 28 Ago 2012, 10:53 pm

Talvez seja na montagem do CSC. Editar o CSC é simples até.. Só precisa prestar atenção em alguns detalhes:

* Ver se o número de linhas, é o mesmo nas duas FWs. Caso não for, é necessário corrigir as diferenças. Quando não for, o Wave Remaker avisa;

* Não sei como você fez, mas para mexer o mínimo possível na FW, indico editar o PT-PT, invés de incluir um idioma novo. Cada idioma tem um código correspondente. Inserir um novo, pode dar esse tipo de problema;

Tem como você me passar o arquivo CSC dessa FW do Wave Y? Gostaria muito de ver isso..

Meus Tutoriais:

00knq00
    badauser
    badauser

Mensagem por 00knq00 em Qua 29 Ago 2012, 12:16 am

então... na verdade eu criei o txt inglês do S-8500 para ter uma base de comparação (pra eu saber que coluna era o que), criei o txt pt-br do Wave Y. Comparei os dois pelo em uma planilha (que dava para colocar ambos lado a lado)...
    depois de comparar/substituir o necessário, criei o txt pt-br (com o id_language igual ao do pt-pt, neste caso 9)...

depois pelo wave remaker fui importando o txt no lugar do pt-pt.....depois recompilei a CSC, mandei pro telefone e deu esse erro com as chamadas... se fosse só o problema dos aplicativos, até passava....=P

para resolver:
    - tentei reflash (imaginando que pudesse ter algum ponto que falhou no envio)
    - tentei recompilar a CSC (imaginando que pudesse ter algum erro na compilação)

mas depois de tudo isso, o erro das chamadas persistiu....

vou reconferir o que andei fazendo...só não quando vou conseguir ver e terminar isso...=P

-------------------------
    segue link da FW do Wave Y: >Aqui<
    salvo engano, baixei do clangsm.
    como mudaram algumas coisas no 4shared e faz tempo que não uso, se der erro, me avisa que eu tento arrumar.
    !!caso alguém resolva usar essa FW, que faça por conta e risco (apenas você é responsável pelas suas decisões)!!
    -------------------------

abraços
    00knq00

RS Faria
    MODERADOR
    MODERADOR

Mensagem por RS Faria em Qua 29 Ago 2012, 12:33 am

00knq00 escreveu:então... na verdade eu criei o txt inglês do S-8500 para ter uma base de comparação (pra eu saber que coluna era o que), criei o txt pt-br do Wave Y. Comparei os dois pelo em uma planilha (que dava para colocar ambos lado a lado)...
    depois de comparar/substituir o necessário, criei o txt pt-br (com o id_language igual ao do pt-pt, neste caso 9)...
    Foi exatamente o que fiz, pra editar as FWs do 525.. Foi o modo mais simples..

Não entendi o problema com as ligações. Pra reiniciar dessa forma, significa que o celular não encontrou algum arquivo. Mas só editando os arquivos de idioma, não deveria acontecer isso.. scratch

Vou ter que baixar uma FW do 8500 também, pra dar uma olhada e ver algumas coisas. Acho que acabei dando sorte na hora de editar a do 525.. Rolling Eyes

E agradeço o link pra FW do Wave Y. Mais pro fim de semana, verei isso com mais atenção.

Meus Tutoriais:

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:52 pm

Data/hora atual: Ter 06 Dez 2016, 2:52 pm